Terrário de Suculentas
Saiba que cuidados tomar na hora de compor o seu terrário e dicas de como decorá-lo:
Se você é um pai de planta apaixonado, provavelmente já ouviu falar dos terrários. Como para outros seres vivos, o terrário de plantas é um recipiente que reproduz um ecossistema em equilíbrio visando que o vegetal ali se desenvolva.
Ele simula, em um espaço fechado, as condições ideais de um espaço na natureza.
Além de deixar qualquer ambiente mais lindo – porque estamos falando de uma mini floresta dentro de um vidro –, o terrário também traz benefícios ao bem estar e à saúde mental. Isso porque as plantas já trazem uma conexão maior com a natureza; mas, no caso dos terrários, exigem a participação direta e o trabalho manual de quem vai montá-lo.
No processo, é possível aprender de forma prática sobre o equilíbrio botânico e é imperativo ter cuidado na hora de escolher o tipo de vidro, a espécie de planta, a decoração correta e também se atentar à drenagem, iluminação, poda e rega.
Como fazer terrário de suculentas.
As suculentas são plantas que exigem pouca manutenção, pois as regas não são frequentes e elas têm uma adaptação rápida ao ambiente. Nos terrários, os pequenos jardins dispostos em vasos, os cuidados também são básicos. Confira a seguir como fazer o seu terrário de suculentas.
MATERIAIS:
- Vaso de cerâmica ou vidro, xícaras, bowls, aquário, garrafa, copo.
- Drenagem: cascalho de rio substrato de quartzo, natural rolado.
- 1 pedaço de Manta Geotextil – Bidim.
- Terra vegetal adubada.
- Mudas de suculentas e cactos.
- Decoração: cascalho e pedras para decoração e manutenção de aquários.
- Colher, garfo, palito de churrasco ou pinça para manusear as plantas.
Como fazer um terrário de suculentas:
A montagem do vaso de vidro, não possui saída de água. O excesso de umidade pode melar as raízes e caules das plantas, por esse motivo é necessário fazer uma drenagem com: argila expandida, brita ou cascalho de rio … Optei pelo cascalho de rio, usado na ornamentação de aquários AQUA PEDRA.
Coloque cerca de 1 dedo de cascalho no fundo do vidro e ele será a drenagem para o eventual excesso de água, que vai ficar ali no fundo.
A manta entra como um filtro extra e serve para segurar os materiais em decomposição e não permitir que vão para o fundo do vaso, causando mal cheiro. Pronto após a drenagem está feita. Agora é hora da terra, com ajuda de uma colher coloque cerca de 2 dedos de terra.
Em seguida, faça o plantio das mudas.
Com ajuda da mesma colher de sopa, faça um buraco, na terra e coloque o torrão com as raízes nos buraco, use a colher para que as raízes fiquem direcionadas para baixo. Deve-se ater apenas para que não fique nenhuma raiz exposta, pois elas podem não vingar com as raízes expostas.
Após o plantio, deve-se apertar ao redor das mudas para que elas fiquem firmes, plantas precisam se sentir ‘seguras’ firmes e não soltas na terra.
Após plantar, complete com a decoração ao gosto do freguês- seixos, biobric, musgo …usei pedrinhas de rio, usadas para manutenção de aquário.
REGA:
Suculentas não gostam do excesso de água. Então, deve-se molhar o vaso apenas quando o substrato estiver seco ou molhar as folhas com um pulverizador. Quando o clima está muito seco, aumente a frequência das pulverizadas de 4 em 4 dias.
É o único cuidado, o excesso de água pode fazer as folhas, raízes e caule apodrecerem, então, uma dica legal para a rega das suculentas e cactos é comprar aquelas bisnagas para ketchup ou mostardas. O bico delas é bem estreito o que facilita na hora de “dosar” a quantidade de água. Funciona super bem se você tiver poucos vasos ou vasos pequenos nos quais delicadeza é fundamental.
- Se as suculentas estiverem murchas, desidratadas (o que é raro para suculentas), então precisam de água – mas não de muita! Um pouquinho é suficiente para que fiquem hidratadas por muitos dias.
Como cuidar do Terrário de Suculentas
- Se suas suculentas estiverem menos viçosas, meio sem brilho, então precisam de sol. O mesmo se estiverem estiolando (ficando “esticadas”, crescendo meio tortas e com grande espaçamento entre as folhas) – dê mais sol para elas!
- Coloque seu terrário junto a uma janela ensolarada. Preferencialmente recebendo luz direta.
Mas se o seu local preferido for um canto onde há pouca luz, não há problema, desde que você coloque o terrário para tomar sol de vez em quando. Você pode alternar: 15 dias no local favorito, 7 dias no sol; ou uma semana na sombra e outra semana no sol, por exemplo. O importante é ficar de olho na saúde das plantas.
(Fonte: monte encanta)