Espécies

Suculenta de Vidro – Haworthia Cooperi

Suculenta de Vidro

Suculentas de Vidro ou Haworthia cooperi é uma planta herbácea, suculenta e acaule, originária da província do Cabo Oriental na África do Sul. Ela cresce em aglomerados de rosetas densas, com folhas carnudas, de cor verde clara. Suas folhas apresentam estrias transparentes nas pontas, que formam uma “janela”, permitindo a entrada de luz no interior e aumentando sua capacidade fotossintética. No seu habitat é comum visualizar apenas estas pontas transparentes, enquanto o restante da planta permanece soterrada pelo solo arenoso. Uma característica que diferencia essa espécie de outras do mesmo gênero é a presença de uma fileira de pelos nas margens das folhas, e que muitas vezes termina em uma longa cerda na ponta. De acordo com a variedade e o ambiente, as folhas podem terminar arredondadas ou acuminadas e serem mais ou menos suculentas. Floresce na primavera e verão despontando espigas com flores delicadas, tubulares, bilabiadas e brancas, com estrias de cor vinho. As principais variedades para esta espécie são davidiidielsianadoldiigordonianaleightoniipiliferapuberulatruncata e venusta.

Hawortia cooperi é uma suculenta fácil de cultivar e bem difundida entre colecionadores, sendo relativamente fácil de encontrar. Ela é procurada principalmente por seu formato geométrico e suculento, além de suas curiosas folhas translúcidas. No paisagismo seu uso é interessante em jardins rochosos ou de inspiração desértica, ao longo de pedras, ou como forração, em maciços ou conjunto com outras plantas. Devido ao pequeno porte também pode ser plantada isolada em vasinhos de cerâmica ou em vasos maiores, em composição com outras suculentas.

Suculenta de vidro

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo arenoso, perfeitamente drenável, próprio para suculentas, com regas periódicas. A Haworthia cooperi aprecia as regas com certa frequência, mesmo no inverno, no entanto deve-se aguardar o substrato secar antes de irrigar novamente. Não tolera encharcamentos, o que provoca podridão nas raízes e rápida morte da planta. Tolera o frio de até -5°C, mas seu crescimento cessa com temperaturas abaixo de 5°C. Suscetível a geadas. No inverno e sob sol pleno pode adquirir tons avermelhados nas folhas. Multiplica-se facilmente por estaquia das folhas e separação das mudas formadas entorno da planta mãe. Antes do plantio é importante deixar as estacas e mudas cicatrizarem sob sombra, o que evita apodrecimento. Também pode ser propagada por sementes.


Gostaria de saber o preço das Suculentas de Vidro?

Fale com nosso time

Atendemos todo o Brasil pela internet

As plantas suculentas são um tipo de planta que retém muito líquido, por isso o nome suculenta. São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas também aqui no Brasil. Por reterem bastante líquido, é uma planta ótima para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas e por isso acaba esquecendo de regar.

Plantinhas | Entregas | Contato | Dicas | Downloads | NFT

DICAS PARA CUIDAR DE SUCULENTAS

1. Regue muito pouco, a cada 10 ou 15 dias, e ainda assim, de forma dosada. Espécies míni podem ser aguadas com conta-gotas. Em suculentas, é melhor errar para menos do que para mais.
2. As folhas estão amarelando? Talvez você tenha regado demais. Cheque a umidade além da superfície, fincando o dedo na terra.
3. Suculentas gostam de claridade e, se possível, sol direto. Quanto mais sol elas puderem tomar, mais bonito ficará o verde das folhas.
4. Misture espécies diferentes em um mesmo arranjo.
5. Suculentas que só ficam dentro de casa, na mesa de centro ou no lavabo, podem não ir para a frente. Coloque-as sob o sol ou próximas de uma janela.

Fale Conosco

 

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *