Substrato de Suculentas
Alguns Substratos para suculentas
CAROLINA SOIL
Na composição dos substratos para plantas da Carolina Soil são utilizadas matérias-primas como Turfa de Sphagnum, conhecida como Turfa canadense e ou europeia, Perlita expandida, Vermiculita expandida, e Casca de arroz torrefada, entre outros.
TURFA
A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores etc.
PERLITA
Não absorve água em demasia – apenas retém água em sua superfície e não prejudica a manutenção da umidade, contribuindo ainda mais para que as raízes tenham aporte necessário de água e oxigênio. Ótima aeração do solo / substrato, sua ação permite uma germinação mais rápida e uma enorme capacidade de aderir-se às raízes das plantas, reduzindo os impactos ao sistema radicular no momento de transplante. Facilita o crescimento das raízes, ótimo meio para o enraizamento de estacas e para a produção de clones, pois promove e facilita a formação de raízes de forma muito mais eficaz em comparação com outros substratos contendo solo ou terra. Contribui para a irradiação da luz para as plantas, devido à sua intensa cor branca. Durante períodos de calor intenso, uma camada de perlita na superfície do substrato também evita o superaquecimento deste, auxiliando no controle da evaporação da água. O efeito de reflexão da luz repele certos insetos e ácaros, contribuindo para a defesa da planta. A camada superficial de perlita no solo pode impedir o crescimento de ervas daninhas.
O efeito da reflexão da luz pela perlita repele alguns insetos que poderiam danificar a planta e também impedem o crescimento de plantas daninhas. Além disso, o principal uso da perlita é misturada ao substrato ou à terra do vaso para deixá-lo com maior aeração e melhor drenagem.
VERMICULITA
Condicionador de solos;
Veículo e contentor para nutrientes, inseticidas, herbicidas, fungicidas e fumigantes, evitando seu arrasto pela chuva ou irrigação;
Retentor de água em solos permeáveis (arenosos); Isolamento da superfície do solo preparado com sementeiras.
A vermiculita é um mineral, que retém a umidade e libera gradualmente para as plantas. Isso deixa o substrato praticamente inteligente em realação à umidade preservando ainda mais a vitalidade das suculentas.
CARVÃO
Na jardinagem ele age como uma camada de proteção para as plantas, auxiliando no controle do nível de água. É uma ótima camada de drenagem, assim como a argila expandida. Porém, o carvão se destaca por também ajudar no combate a insetos, odores desagradáveis e impurezas presentes no substrato
CASCA DE ARROZ CARBONIZADA
As cascas de arroz carbonizadas são consideradas um bom substrato para germinação de sementes e enraizamento de estacas por apresentar as seguintes características: Permite a penetração e a troca de ar na base das raízes; É suficientemente firme e densa para fixar a semente ou estaca; Sendo indicada para germinação de sementes, enraizamento de estacas e também para cultivo hidropônico e semi-hidropônico;
Fonte: Maria Rita
DICAS PARA CUIDAR DE SUCULENTAS – Resumo!
1. Regue muito pouco, a cada 10 ou 15 dias, e ainda assim, de forma dosada. Espécies míni podem ser aguadas com conta-gotas. Em suculentas, é melhor errar para menos do que para mais.
2. As folhas estão amarelando? Talvez você tenha regado demais. Cheque a umidade além da superfície, fincando o dedo na terra.
3. Suculentas gostam de claridade e, se possível, sol direto. Quanto mais sol elas puderem tomar, mais bonito ficará o verde das folhas.
4. Misture espécies diferentes em um mesmo arranjo.
5. Suculentas que só ficam dentro de casa, na mesa de centro ou no lavabo, podem não ir para a frente. Coloque-as sob o sol ou próximas de uma janela.
As plantas suculentas são um tipo de planta que retém muito líquido, porque o nome suculenta? São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas também aqui no Brasil. Por reterem bastante líquido, é uma planta ótima para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas e por isso acaba esquecendo de regar.