Decoração, Espécies

kokedamas, como cuidar!

Kokedamas, como cuidar?

Como cuidar de kokedamas?

Adquiriu ou fez uma kokedama e não sabe como cuidar dela? Veja 3 fatores essenciais para mantê-la viva e veja como é simples e prático ter uma.

Como molhar kokedamas




Uma das principais causas de insucesso com as plantas, é a maneira e frequência equivocadas com que as plantas são regadas. A falta ou o excesso de água podem levar as plantas à morte.

As kokedamas mostram quando precisam de água, antes mesmo das plantas começarem a ficar murchas. Diferentemente dos vasos, onde uma forma de saber se a planta precisa de água, é colocando o dedo no solo, com as kokedamas, basta olhar a bola de musgo e ver se está clara ou escura. Se clara, precisa de água. Se escura, está bem hidratada.

A forma de reidratar as kokedamas, também é diferente dos vasos. Basta que a bola de musgo seja mergulhada em um balde com água, pelo tempo suficiente para que o substrato absorva a água.

FONTE: CAINE CHOW

O tempo vai variar de acordo com o tamanho da kokedama, quanto maior a esfera, mais tempo para hidratação.

A frequência com que a kokedema deve ser hidratada, dependerá de fatores como: o tipo de planta, se mais ou menos exigente em água; o tamanho da kokedama, de modo que quanto maior, mais água acumula; o ambiente onde será mantida, pois se local muito quente ou com muitas correntes de vento, maior será a perda de água por evaporação e transpiração. Kokedamas pequenas podem apenas ser borrifadas, ao invés de mergulhadas em água.


É muito importante, depois de regadas as kokedamas, que seja escorrido o excesso água, antes de colocadas de volta ao seu devido lugar.

Iluminação das kokedamas

Para você conseguir encontrar a iluminação ideal para suas plantas é necessário que conhece a planta que está cultivando em uma kokedama.

De forma geral, as plantas usadas em kokedamas não ficam debaixo de sol direto, apenas sob iluminação indireta. O sol pleno, além de poder queimar algumas espécies de plantas secará sua kokedama muito rápido.

Locais para colocar kokedamas

Como já dito antes, as kokedamas são bastante ornamentais e podem decorar diferentes ambientes internos e externos. O que vai determinar o ambiente, é exatamente a planta utilizada, principalmente em relação à sua exigência por luz solar.

Elas podem ficar sobre a superfície plana de um móvel, por exemplo, ou ainda suspensas, fixadas em um teto, por estruturas capazes de suportar seu peso.

As mantidas em superfícies, principalmente em móveis de madeira ou ferro, precisam de um prato para evitar que a água da bola de musgo, manche ou enferruje esses móveis.

Várias kokedamas penduradas, como se estivessem flutuando, levam sofisticação ao ambiente e podem fazer referência aos jardins suspensos da Babilônia, um dos mais conhecidos e curiosos jardins de que se tem registros históricos.

Fonte: pergunteaoagronomo.com.br

Atendemos todo o Brasil pela internet

As plantas suculentas são um tipo de planta que retém muito líquido, por isso o nome suculenta. São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas também aqui no Brasil. Por reterem bastante líquido, é uma planta ótima para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas e por isso acaba esquecendo de regar.

Plantinhas | Entregas | Contato | Dicas | Downloads | NFT

DICAS PARA CUIDAR DE SUCULENTAS

1. Regue muito pouco, a cada 10 ou 15 dias, e ainda assim, de forma dosada. Espécies míni podem ser aguadas com conta-gotas. Em suculentas, é melhor errar para menos do que para mais.
2. As folhas estão amarelando? Talvez você tenha regado demais. Cheque a umidade além da superfície, fincando o dedo na terra.
3. Suculentas gostam de claridade e, se possível, sol direto. Quanto mais sol elas puderem tomar, mais bonito ficará o verde das folhas.
4. Misture espécies diferentes em um mesmo arranjo.
5. Suculentas que só ficam dentro de casa, na mesa de centro ou no lavabo, podem não ir para a frente. Coloque-as sob o sol ou próximas de uma janela.

Fale Conosco

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *