Decoração, Espécies, Plantação, Sem categoria

Como cultivar Cactos

COMO CULTIVAR CACTOS

APRENDA COMO PLANTAR E CULTIVAR CACTOS

Originários de ambientes quentes e áridos, os cactos são plantas quase independentes que resistem bem a condições estressantes. Por exigir pouca manutenção e adicionar muita personalidade aos ambientes, eles se tornaram febre na ornamentação dos espaços.

São mais de 80 gêneros e 1.400 espécies nativas das Américas, com características distintas que os tornam únicos e especiais nos arranjos. Para aprender como plantar cactos e mantê-los sempre saudáveis, confira nossas dicas e siga o passo a passo! 🌵💚




Plantio de cactos

Um dos problemas de quem viaja com frequência é deixar as plantas sem cuidado por longos períodos de tempo. Mesmo com as soluções de produtos auto-irrigáveis, os cultivos que se desenvolvem sem muitos cuidados ainda são a escolha principal quando o assunto é praticidade, principalmente para quem está começando na jardinagem.

Cultivar cactos e suculentas pode ser bastante divertido e você ainda corre o risco de se apaixonar e ter centenas deles espalhados pela casa. Confira o passo a passo para a montagem do vaso:

  1. Escolha o vaso para o cultivo de acordo com seu gosto pessoal, de preferência que contenha furos no fundo para facilitar a drenagem. Em regiões úmidas, a dica é optar por vasos de cerâmica, que garantem a evaporação da água por meio de sua porosidade.
  2. Separe os seguintes itens: substrato, cascalho ou areia e adubo com nitrogênio e fósforo.
  3. Preencha o recipiente com substrato próprio para cactos, adicionando uma mistura de terra com areia para evitar um solo argiloso.
  4. Escolha a espécie de cacto que será plantada. As mais indicadas para se ter em casa são figueira da Índia, alfineteiro e rebutia.
  5. Retire o broto com cuidado e, usando luvas de proteção, coloque-o na terra e aperte o substrato, apenas o suficiente para que ele fique em pé.
  6. Adicione uma camada de cascalho ou areia sobre a terra ao redor do cacto.
  7. Coloque o vaso em um local quente, que receba sol de quatro a seis horas por dia, mas que não seja abafado.

Iluminação e irrigação

Os cactos adoram o sol e suportam bem as altas temperaturas, sendo ideais para espaços da casa com luz direta. A ausência de sol pode fazer a planta não florir, portanto, separe um cantinho iluminado para o novo vaso.

Dispense regas frequentes, pois os cactos armazenam muita água em seus caules e sofrem pouca transpiração, apresentando espinhos que ajudam na desidratação. Uma vez por mês é o suficiente!

Por apresentar uma substância cerosa na superfície do caule, que impede a absorção da água, é comum que o líquido escorra e seja absorvido diretamente pelas raízes. Entretanto, o excesso de irrigação pode levar ao seu apodrecimento, principalmente durante o inverno, período em que o cacto entra em repouso e está propício para desenvolver fungos e bactérias.

Cactos na decoração

A aparência grosseira dos cactos cria um lindo contraste em ambientes modernos, se opondo a móveis de vidro e itens de alumínio. Em ambientes rústicos, a planta reforça a característica campestre e harmoniza facilmente com tons terrosos e materiais como vime, palha e madeira.

São muitas as possibilidades de combinações! Os arranjos podem conter um cacto único, grande ou pequeno, ou uma junção de espécies, resultando em um visual incrível e singular, já que a maioria apresenta frutos e flores. Em ambientes externos, esses frutos podem atrair pequenos pássaros e outros polinizadores.

A dica para usar cactos na decoração é coletar referências visuais e adicionar sua personalidade nas composições.

(Fonte: blog plantei – cactos)


Atendemos todo o Brasil pela internet

As plantas suculentas são um tipo de planta que retém muito líquido, por isso o nome suculenta. São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas também aqui no Brasil. Por reterem bastante líquido, é uma planta ótima para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas e por isso acaba esquecendo de regar.

Plantinhas | Entregas | Contato | Dicas | Downloads | NFT

DICAS PARA CUIDAR DE SUCULENTAS

1. Regue muito pouco, a cada 10 ou 15 dias, e ainda assim, de forma dosada. Espécies míni podem ser aguadas com conta-gotas. Em suculentas, é melhor errar para menos do que para mais.
2. As folhas estão amarelando? Talvez você tenha regado demais. Cheque a umidade além da superfície, fincando o dedo na terra.
3. Suculentas gostam de claridade e, se possível, sol direto. Quanto mais sol elas puderem tomar, mais bonito ficará o verde das folhas.
4. Misture espécies diferentes em um mesmo arranjo.
5. Suculentas que só ficam dentro de casa, na mesa de centro ou no lavabo, podem não ir para a frente. Coloque-as sob o sol ou próximas de uma janela.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *