As suculentas são plantas bastante parecidas com os cactos, elas costumam ser pequenas e fofinhas, por isso do seu nome. Essas plantas podem embelezar ambientes internos e externos de sua casa, mas exigem alguns cuidados. Para cultivá-las da melhor forma, A “Plantinha Suculenta” vai ensinar como cuidar de suculentas.
As plantas suculentas são aquelas que possuem raiz, o talo ou as folhas engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.
As plantas suculentas são populares por sua baixa manutenção, custo e formas diferentes, mas interessantes. Como vasos de plantas, eles podem ser plantados em peitoris de janelas ou mesas de escritório para decoração. Eles também podem ser plantados em cantos bem drenados e ventilados ao ar livre para formar uma paisagem tropical única. Eles não precisam de muito cuidado e são uma escolha perfeita para pessoas ocupadas.
Água e dureza
echeveria ‘melaco’ cresce em temperatura amena na primavera e no outono e não resiste ao frio extremo. Se você não estiver em uma área mais quente, cultive-a como uma planta em vaso melhor do que diretamente no solo do jardim.
Quando a temperatura é superior a 30 ℃ no verão, echeveria ‘melaco’ pode ficar inativo. Quando a temperatura for inferior a 5 ℃ no inverno, mova-a para dentro de casa para evitar queimaduras por congelamento ou morte irreversíveis. Sua estação de crescimento é na primavera e no outono e precisa de um pouco de água. No verão e no inverno, quando está adormecido, a rega deve ser reduzida.
Luz solar
De um modo geral, echeveria ‘melaco’ precisa de luz brilhante, transparente e dispersa. Sem luz solar suficiente ao longo do tempo, a planta se torna esférica, o tecido se torna quebradiço e a cor desaparece lentamente. O formato da planta fica frouxo, fica verde e amarelo e sua resistência a doenças diminui.
A forte luz solar do verão pode queimar suas folhas e caules. Quando exposto ao sol, tende a crescer lentamente ou de modo algum. Suas folhas crescem de forma compacta e as hastes encurtam, o que resulta em uma planta mais curta. Em algumas plantas suculentas, as folhas velhas murcham no verão e as novas tendem a ser curtas e compactas, mostrando uma forma de haste nua. No verão, monte um para-sol ou mova o vaso de plantas para dentro de casa.
Solo
Solo solto e ventilado é muito importante para o crescimento do echeveria ‘melaco’ . De um modo geral, o solo é dividido em três camadas. De cima para baixo: a camada deco superior, a camada intermediária de plantio e a camada hidrofóbica inferior. Cada um requer diferentes tipos de solos.
O solo top deco é pavimentado na superfície do solo para a decoração e fixação das plantas. Alguns podem prevenir doenças e pragas de insetos. Quando estiver completamente seco, é hora de regar. Existem muitos tipos de solo que podem ser usados como solo de alto padrão, como seixo branco, solo de akadama, areia de kiryuu, solo de kanuma, etc. Escolha-o de acordo com vasos e plantas específicos.
O solo da camada intermediária fixa as plantas no lugar e fornece nutrientes para que as plantas cresçam. Você pode comprar terra suculenta de uma loja ou comprar materiais do solo para se misturar. A formulação comum do solo para esta camada é turfa: perlita: rocha vulcânica: vermiculita = 4: 2: 2: 2.
O solo da camada hidrofóbica inferior é colocado no fundo do vaso ou no buraco do jardim para evacuar o excesso de água no sistema radicular suculento e impedir que o sistema radicular apodreça devido ao acúmulo de água. A camada hidrofóbica pode ser feita de cerâmica, pedra vulcânica ou outro meio de cultura em larga escala. Escória de carvão ou carvão também são boas escolhas. Se for plantada no jardim, verifique se a camada de drenagem inferior tem boa permeabilidade à água.
Fonte: www.picturethisai.com
DICAS PARA CUIDAR DE SUCULENTAS – Resumo!
1. Regue muito pouco, a cada 10 ou 15 dias, e ainda assim, de forma dosada. Espécies míni podem ser aguadas com conta-gotas. Em suculentas, é melhor errar para menos do que para mais.
2. As folhas estão amarelando? Talvez você tenha regado demais. Cheque a umidade além da superfície, fincando o dedo na terra.
3. Suculentas gostam de claridade e, se possível, sol direto. Quanto mais sol elas puderem tomar, mais bonito ficará o verde das folhas.
4. Misture espécies diferentes em um mesmo arranjo.
5. Suculentas que só ficam dentro de casa, na mesa de centro ou no lavabo, podem não ir para a frente. Coloque-as sob o sol ou próximas de uma janela.
As plantas suculentas são um tipo de planta que retém muito líquido, porque o nome suculenta? São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas também aqui no Brasil. Por reterem bastante líquido, é uma planta ótima para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas e por isso acaba esquecendo de regar.